segunda-feira, janeiro 12, 2009

Ditos sentenciosos de Soren Kierkegaard



A verdade eterna, essencial, é a que se relaciona essencialmente com ser existente.

Não conheci a imediatez; logo, sob o ponto de vista humano, não vivi... Eu sou reflexão do começo ao fim.

A primeira condição [para adentrar no mundo adulto] é prosseguir num chão que seja o vosso, mas não é tão fácil encontrá-lo.

A genialidade não é chama de pavio que o vento sopra, mas incêndio que a tempestade atiça.

Todas as pessoas se vingam do mundo.

Relaciono-me com a intensidade, e não com a extensão.

Da mocidade se faz o tempo da estética, da maturidade o do sentimento religioso.

Minha alma é tão grosseira que não há pensamento que possa alçá-la ao éter.

No homem a estética é a razão por que ele é imediatamente o que ele é. O lugar pacífico e seguro onde vive a maioria dos homens.

Meu defeito é arriscar-me numa esfera da vida onde não me sinto em meu lar.

O possível da liberdade é a angústia.

Triunfar é vencer em sentido infinito aquilo que, em sentido finito, tornar-se-ia a padecer.

Uma mulher deveria sempre jurar pela moda, pois assim teria força seu juramento.

Eu costumava manter um relacionamento negativo com a vida.

As guerras ou as calamidades reúnem os homens, enquanto a doença os dispersa em indivíduos.

No mundo corporal uma pessoa pode morrer pela mão de outra, mas no espiritual só pela sua própria.

[Os poetas], essas antenas viventes entre Deus e os homens.

Minha melancolia me incapacitou de dizer “tu” a mim mesmo.

Don Juan não seduz – deseja, e esse desejo tem um efeito sedutor. Ele deseja a feminilidade enquanto tal... Elvira jaz autónoma.

Fausto não encontra onde repousar, então se apodera do amor, porque há no amor um elemento do presente que desvia da inanidade da dúvida a atenção. Defronte ele Margarida cai em aniquilamento.

Uma pessoa sempre ganha a partida, contanto que saiba surpreender.

Sob o céu da estética, tudo é leve, bonito, fugaz, mas quando se mistura nela a ética, tudo se torna duro, anguloso...

A mulher é o sonho do homem... Eis porque Deus, na criação de Eva, faz Adão sucumbir a um sono profundo.

Deve-se desmamar a criança a fim de que ela e sua mãe não mais sejam um, assim também se deve desmamar o homem do mundo a fim de que aprenda para a eternidade.

O triunfo, o valor duma causa não depende do número de seus defensores.

O indivíduo é um ponto exato, e não um momento numa totalidade hegeliana.

O casamento é e será a viagem de descoberta mais importante que um homem possa intentar.

Existe algo mais contrário ao cristianismo que toda a heresia e todo o cisma: é o brincar de cristianismo, qual uma criança que brinca de soldado, suprimindo os perigos.

As chamas inflamam os bastidores dum circo. Aparece o palhaço e adverte o público – aplaudem-no; ele insiste – riem dele às bandeiras despregadas. E assim perecerá o mundo: em meio à felicidade geral das pessoas espirituais que acreditarão na farsa. (S. S. Papa Bento XVI citou esse dito em referência aos teólogos).


E antes que se me esqueça: meus sinceros morras à reforma ortográfica, não obstante me tenha valido vergonhosamente dela.

Nenhum comentário: