terça-feira, julho 20, 2004

A Descoberta da Vocação


ALL THINGS CAN TEMPT ME
W. B. Yeats

ALL things can tempt me from this craft of verse:
One time it was a woman's face, or worse –
The seeming needs of my fool-driven land;
Now nothing but comes readier to the hand
Than this accustomed toil. When I was young,
I had not given a penny for a song
Did not the poet Sing it with such airs
That one believed he had a sword upstairs;
Yet would be now, could I but have my wish,
Colder and dumber and deafer than a fish.


TUDO PODE TENTAR-ME

TUDO pode tentar-me do ofício do verso: 
Outrora um rosto de mulher, ou mais perverso -
Meu país guiado por tolos e sua fingida amissão;
Agora nada se me torna mais lesto à mão
Quanto esta faina diária. Quando era jovem,
Eu não daria por uma canção qualquer vintém 
Pois o poeta não o Cantou com um tal gáudio
Que parecesse ter em seus aposentos gládio;
Agora eu seria - se lograsse meu desejo -
Mais frio, mais surdo e mais mudo qu´um badejo.


Nenhum comentário: